domingo, 25 de maio de 2008

MOVIMENTOS NA DANÇA DO VENTRE

Comparações de alguns dos movimentos da dança do ventre, para você lembrar e levar em consideração quando estiver dançando:

Ao praticar qualquer movimento da dança do ventre deixe sempre o joelho com uma leve flexão para que o movimento não danifique suas articulações, e o glúteo encaixado.

A CABEÇA:

Desloca-se suavemente como uma serpente, procurando sua presa.

AS MÃOS:

Devem ser ondulantes como as ondas do mar, leves como pequenos pedaços de papel caindo do alto de um prédio (como vemos no círio de Nazaré). A mãos da bailarina expressa sua graciosidade, direciona o foco de atenção(para onde conduzir o olhar).

O BUSTO:

O movimento deve ser feito com graciosidade e delicadeza, para não tornar a dança “pesada”. Os movimentos devem ser redondos, como se desenhasse com os mamilos a letra ”O”, para frente e trás, os acentos (batidas) devem ser bem definidos.

O busto é onde está à sensualidade, por isso deve ser trabalhado com cuidado para não tornar o movimento que é bonito, delicado e sensual, Vulgarizado.

OS OMBROS:

Produz ritmo mágico à dança, marque com ele para cima subindo e descendo, como se estivesse fazendo pouco caso de alguma coisa. Gire-os para frente e trás desenhado um circulo (é um movimento de rotação) sempre acompanhando o ritmo.

O BRAÇO:

Movimenta-se como asas de um passaro que voa livre e tranquilo em direção a corrente de ar no cvéu azul. Ou imagine uma serpente deslizando na areia quente do deserto.

O VENTRE:

Pulsa, vibra, ondula, pontua, marca.

A SINUOSIDADE (quadris e tronco):

Desperta o inconsciente, revela emoções reprimidas e libera a energia vital da mulher.

OS PÉS:

Desenham no solo os símbolos sagrados

OS OLHOS:

Transmitem força da magia interior, mostram como você é por dentro, eles devem mostrar um olhar सेरेनो।


Segredo da Dança do Ventre e alguns movimentos

Qual é o segredo do sucesso de uma prática de cinco mil anos como a dança do ventre? É que não importa se somos altas e magras, baixas e gordinhas a dança do ventre nos traz a beleza que escondemos, podemos nos sentir linda dançando.

Na dança do ventre, a rigidez do padrão de beleza é quebrada pela harmonia dos movimentos, pelo colorido das roupas e véus, pela riqueza dos ornamentos pelo jogo sedutor da mulher, que se sente mais atraente, segura e sexy. E acima de tudo pelo prazer da dança.

Que tal entrar no clima das mil e uma noites e sair dançando no ritmo oriental. Além de se divertir você vai desfrutar benefícios como a tonificação e alongamento dos músculos, que são bastante exigidos nos movimentos da dança. Vai trabalhar a agilidade, coordenação motora e consciência corporal que são desenvolvidas pela prática.

Vou deixar aqui alguns movimentos que você pode tentar fazer casa.

1. Braços de Serpente

Os braços vão desenhar ondulações no espaço. Levante o braço direito até a altura dos ombros ao mesmo tempo em que alonga a coluna como se fosse empurrar algo com o tronco (peito para frente). Movimente os braços ondulando para cima e para baixo (até altura do quadril) como o caminhar de uma serpente.

2. Básico Egípcio

Posicione os braços formando um ângulo de 90 graus. Coloque a perna direita à frente do corpo e eleve o quadril.

Mantenha a perna direita à frente eleve e abaixe o quadril. (como se estivesse posando para foto, com uma mão na cintura e uma perna na frente).

Desejo que tenha conseguido aprender estes primeiros movimentos. Aguarde nossa próxima aula!!

Beeeeijos

Nenhum comentário: