quinta-feira, 10 de setembro de 2009

GOTAS DE PERFUME

OOOI querida,
dividindo com voce, pequenos conhecimentos sobre perfumes. Esse ai eu adooro!!!



Os perfumes são classificados conforme a concentração de essências de suas fórmulas e, também, pela família olfativa a qual pertence essas essências.
O verdadeiro Perfume tem aroma intenso, devido à alta concentração de essências, que podem chegar a representar até 30% de sua composição. São mais utilizados em países de clima frio, e têm um poderoso efeito de fixação que pode se prolongar por até 24 horas. Recomenda-se muito cuidado na aplicação, pois o exagero pode provocar náuseas e dores de cabeça.
EDP ( Eau de Parfum) O aroma também é intenso.
Poussui de 10 a 20% de concentração de essências e seu efeito de fixação chega a ul1trapassar às 12 horas. Não se deve utilizar além de pequenas doses.

EDT ( Eau de Toillete) A fragrância é mais discretas, adequada a países tropicais.
Sua concentração de essência varia dos 6 aos 12% e seus índices de fixação não passam das 8 horas em temperaturas mais altas. São também conhecidos como Parfuns de Toillete.

EDC ( Eua de Cologne) Apresenta fragrâncias bem suaves.
Sua concentração de essências vão de 5 a 8%, e sua fixação não é maior do que 5 horas. Também são tratados por Cologne ou Eau Fraicheur.
O termo Deo Colônia é utilizado apenas no Brasil.
As Deo Colonias apresentam baixíssima concentração de essências, no máximo 5%, e seu índice de fixação é mínimo, de 2 a 4 horas aproximadamente.
Principais Famílias Olfativas
As fragrâncias classificam-se em:
1 - Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".
2 - Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.
3 - Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.
4 - Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.
5 - Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.
6 - Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos, etc..
7 - Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.
8 - Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e mangericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.

Nenhum comentário: