sábado, 29 de agosto de 2009

A GRANDE MESTRA DA DANÇA ORIENTAL

Raqia Hassan é uma bailarina altamente conceituado no mundo da dança oriental, uma mestra sem igual. Leia essa matéria que saiu sobre ela no site bellydance.
ELA É FANTÁSTICA!!!!
Beeeijos




Raqia Hassan, há muito tempo membro muito valioso da famosa troupe (grupo) de Mahmoud Redá. Raqia Hassan devotou sua vida ao ensino da arte da dança egípcia. Tendo estabelecido uma extraordinária reputação no Cairo treinando profissionais (Aza Sharif, Mona Said) e estudantes promissoras, ela agora é solicitada em uma escala mundial como uma treinadora e instrutora de bailarinas querida e respeitada. Uma artista completa, ela comunica sua técnica pessoal e valores estéticos com entusiasmo e visão.

Quando Raqia fala com suas bailarinas, ela freqüentemente utiliza o vocabulário de uma mestra de ballet. Apesar dela freqüentemente utilizar alguns passos "universais", eles são impregnados de suavidade e flexibilidade orientais "nunca rígidos".

Suas técnicas de aquecimento centram-se quase inteiramente no conceito de movimentos de círculo e relaxamento. A maioria das professoras realiza um pouco de trabalho muscular para as costas e pés, mas Raqia é delicada. Nada é agressivo e é muito interessante assistir à Sra. Hassan em suas leggings brilhantes, onde se pode ver cada movimento de seu corpo.

Seu uso dos braços é interessante porque ela usa uma linguagem natural e simbólica para ilustrar suas músicas. Numa frase que diz “Eu amo você com todo o meu ser”, ela se inclina para trás, toca o solo, rapidamente se ergue e aponta o céu! As mãos atingem e então tocam o coração dos olhos. As mãos realmente falam!

Em suas danças folclóricas do campo, a Sra. Hassan tinha mais surpresas escondidas na sua manga sensual. Uma vez que tinha as bailarinas fazendo batidas no chão com as pernas cruzadas na posição do tornozelo: inclinações com as costas eram variadas com batidas da esquerda para a direita acompanhadas de posições de mão graciosas. É divertido trabalhar com alguém que gosta de ser tão literal com uma canção. Raqia exige disciplina das estudantes que vêm à ela. É cobrada clareza nas combinações de shimmy/ondulação. Ela quer um shimmy forte e sutil, porém ondulações contrárias claras em direções elípticas – isolamento total das outras partes do corpo, sem batidas de qualquer tipo. Deveriam ser feitos esforços para produzir eventos reais e shows autênticos e não carnavais ou shows de circo. “Como podemos criar respeito pela dança quando os diretores não estão fazendo nada no que diz respeito à dança em questão?” Nós devemos encorajar as grandes professoras a manter sua bela arte viva. As pessoas com quatro lições e uma bela roupa podem fazer muito para destruir o que estamos tentando apresentar para o público como arte.

As pessoas devem saber de nossa dedicação, disciplina e conhecimento. No Egito, a boa bailarina, séria e profissional, é uma mulher forte, artística, de paixão e expressividade, atraída para uma dança exótica eterna, energizada pela vitalidade e inspirada pelas forças musicais e rítmicas. Ela é confiante o suficiente para não ser aterrorizada por um empregador inescrupuloso, grupos loucos, um cliente rude ou garotas de programa que fingem ser bailarinas.

Raqia treinou muitas estrelas de dança oriental egípcias. Artistas aposentadas tais como Aza Sharif e Mona Said, bailarinas experientes incluindo Fifi Abdo e Dina e artistas mais jovens tais como Nani e Amani (egípcia), procuraram os talentos desta treinadora da dança.

Raqia esteve envolvida com a dança folclórica egípcia por 30 anos e por pelo menos 18 anos ela tem estado envolvida com a dança oriental. É ao estilo oriental que ela agora se devota.

Parte da missão de Raqia é educação sobre o estilo oriental egípcio.

"Quando eu vou assistir uma bailarina, ela deve me deixar relaxada. A dança não é sobre o quanto você utiliza de força, mas sobre o quanto você sente"

Raqia também acredita que ouvir constantemente a música árabe também ajuda, pois a dança vai de mãos dadas com a música.

Raqia Hassan traz técnicas especializadas, como os estilos Gawazee, Fellahin, Zagat (Toorah), Saidii, Zaar e Tannoura, para mencionar apenas alguns.

Raqia já ministrou e continua ministrando workshops pelos cinco continentes, inclusive com o mais famoso coreógrafo Yosry Sharif, dos Estados Unidos.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

NOMES PARA BAILARINAS


Alguns nomes para bailarina de dança do ventre, com os significados e origem.
Hoje postei da letra A a letra D, na próxima semana publico mais tres letras.
Agora é so escolher e se batizar!!!
Beeeijos


LETRA A

Aaminah dama da paz e harmonia muçulmana
Aanisa coração piedoso muçulmana
Aasiyah rainha de poderosa dinastia muçilmana
Adilah aquela que reparte justamente muçulmana
Afsana conto, história persa
Ahava amada, adorada hebreu
Aisha vida, viva muçulmana
Alena forma russa de Helena hebreu
Alika a mais linda africana
Almas diamante muçulmana
Ameenah confiável, honesta muçulmana
Amira princesa,governadora muçulmana
Anadil rouxinóis árabe
Andalee rouxinol muçulmana
Aneesh companheira muçulmana
Annakiya rosto doce africana
Anjum estrelas muçulmana
Aquilah inteligente muçulmana
Ardah morena, feita de bronze, bronzeada hebreu
Arella anjo, mensageira hebreu
Ariel leoa de Deus hebreu
Ariella leoa de Deus hebreu
Ashaki bela africana
Ashia esposa favorita de Mohamed muçulmana
Ashira rica,abastada hebreu
Asma bela muçulmana
Aatira de boa fragrância muçulmana
Atiya presente muçulmana
Aviva primavera hebreu
Avivit lilás hebreu
Ayana bela flor africana
Aymelek anjo lunar turca
Ayperi fada lunar turca
Aysel como a lua turca
Azah forte, brilhante hebreu
Azima digna, grande muçulmana
Aziza preciosa,rara, poderosa árabe
Azhar flôres árabe


LETRA B
Nome Tradução Origem
Bahijah alegre, feliz muçulmana
Bahirah brilhante, esplêndida muçulmana
Basheera boas notícias muçulmana
Basimah a sorridente muçulmana
Benazir aquela que nunca foi vista persa
Bilquees rainha de Sheba bíblico
Binnaz encantadora turca


LETRA C
Nome Tradução Origem
Caasi variante judaica de Cassandra hebreu
Charo forma de Carolina hebreu
Civia corça hebreu


LETRA D
Nome Tradução Origem
Daima sempre turca
Dalia ramo, galho hebreu
Dana brilhante como dia latim
Dahra misericordiosa hebreu
Dayeah um pássaro hebraica
Defne loureiro turca
Deka aquela que agrada africana
Delia habitante de Delos latim
Delila pobre, cabelo hebraica
Dena/ Dinah julgamento hebraica
Deniz mar turca
Devra abelha / forma de Deborah hebraica
Dilber bela , atraente turca
Dilek desejo turca
Dilshad de coração alegre persa
Dincer ligeira, cheia de vida turca
Dione versão de Diana latim
Ditzah prazer, contentamento hebraica
Dolunay lua cheia turca
Duha de manhã muçulmana
Dunya mundo muçulmana
Durrdana pérola persa
Durrishahwa pérola real muçulmana
Durriyyah brilhante, esplêndida muçulmana

DANÇAS CIRCULARES

Cuso de dança circulares em Belém - Pará - Amazônia - Brasil, 08 de Setembro a 26 de Novembro de 2009

O que é

Uma proposta-convite ao re-conhecimento, vivência e aprendizagem de princípios e qualidades identitárias, lúdicas, éticas, estéticas e curativas das diversas expressões culturais dos povos: uma abordagem e metodologia transdisciplinar-holística de Saúde, Educação, Comunicação e Cultura de Paz - pessoal, socioambiental e planetária.

Para Quem

Àqueles que desejam utilizar as Danças Circulares em processos de crescimento pessoal e atuação profissional – áreas de Arte, Educação, Comunicação, Saúde, Ecologia e Promoção Sociocultural – com empresas, escolas, hospitais, comunidades, e grupos de desenvolvimento humano.

Programa

Iniciação teórico-vivencial na abordagem e metodologia transdisciplinar “Danças Circulares dos Povos”, com um repertório de 40 Danças dos 04 cantos do planeta, em conexão com as seguintes temáticas:

1. O Círculo, o Centro, o Movimento... Iniciando o Caminho da Dança
2. Tornar-se Focalizador: um processo TransDisciplinar de FormAção
3. Corpo e Imaginação - A linguagem dos símbolos nas Danças Circulares Sagradas
4. Diversidade Cultural, Criatividade, Valores Humanos e Sustentabilidade
5. Cultura Popular Brasileira, ArtEducAção e TransFormAção
6. Liderança Circular e o Re-Encantamento do Mundo

Inclui material pedagógico para suporte-aprofundamento do aprendizado dos alunos - CD + Apostila de cada módulo – e uma ampla indicação bibliográfica, links e vídeos.

Desenvolvimento e Cronograma
O curso será desenvolvido em 60hs, no período de 08 de Setembro a 26 de Novembro, cfe. abaixo:
- 24 rodas-oficinas de 02hs cada, às terças e quintas-feiras, de 19h00 às 21h00;
- mais 12 hs a serem trabalhadas de acordo com a disponibilidade e consenso do grupo, podendo, por exemplo, serem distribuídas em 03 rodas de 04hs, em dias de sábado, domingo ou feriado; ou de forma intensiva, num único final de semana, para fechamento do curso.

Certificação

A Certificação do Curso Livre “Danças Circulares dos Povos” é da Ong Mana-Maní Círculo Aberto de Comunicação, Educação e Cultura, pioneira no movimento das Danças Circulares na Amazônia.

Focalizadora

ESPERANÇA ALVES - Arte-Educadora com formação especialista em “Danças Circulares dos Povos”/TRIOM e MANA-MANÍ; e formação Transdisciplinar-Holística/UNIPAZ; Co-Criadora e Coordenadora da Ong Mana-Maní, há sete anos propõe e realiza diversos projetos socioculturais de Sensibilização e Formação em Danças Circulares dos Povos, Danças Tradicionais Brasileiras e Fortalecimento de Comunidades Culturais da Amazônia paraense; Co-Criadora da Tecnologia sociocultural “Peneirando” – semifinalista no Prêmio Cultura viva 2006/Minc; Coordenadora Executiva do Festival Maria Pretinha – contemplado com o Prêmio Adelermo Matos 2008/SECULT; Idealizadora e Coordenadora do Curso de Formação em Danças Circulares da Amazônia – selecionado pelo Edital Pontos de Cultura do Pará 2009/MinC-SECULT; Coordenadora do Programa Dance e Re-Crie o Mundo; Arte-Educadora convidada por organizações como UNAMA, UFPA, Fundação Curro Velho, SECULT e EGPA em programas de Educação e Cultura. Cursou “Educação em Valores Humanos”/Fund.Peirópolis; “Patrimônio Imaterial”/UNESCO-Brasil; “Gestão Contemporânea da Cultura”/Duo Informações e Cultura.

Serviço
QUANDO - 08 de Setembro a 26 de Novembro de 2009
LOCAL – Centro Social de Nazaré – Sala 03, Pça Santuário de Nazaré – Belém/PA
INVESTIMENTO – R$400,00 – à vista;
– ou 03 parcelas de R$150,00;
– Inclui material didático – CD’s + Apostilas.
INSCRIÇÕES – com Augusta, no Ed. Ed. Metropolitan, Av. Cons. Furtado,
2391 – Sala 902 (entre Alcindo Cacela e 14 de Março);
– com Esperança, através de Crédito em Conta:
BASA – Ag. 007; C/C nr. 036.558-0;
titular: Maria Esperança Alves Correa.
ATENÇÃO!!!! confirmar o depósito e inscrição por e-mail:
esperanzza@manamani.org.br ou fones: 8134.3426/3231.5995
COORDENAÇÃO E INFORMAÇÕES – com Esperança Alves
(91)8134.3426 / (91)3231.5995 / esperanzza@manamani.org.br

Iniciativa

Programa Dance e Re-Crie o Mundo
Revelando e Celebrando a Po-Ética da Diversidade
Postado por Esperança Alves às 12:27

terça-feira, 18 de agosto de 2009

FESTA PARA AS ANIVERSARIANTES DE JULHO E AGOSTO 2009

Festa surpresa feita pela alunas, para as aniversariantes do mes de Julho Camila dia 4, Anne dia 27, Lucila dia 28 e de Agosto Marcelene dia 06, Cintia dia 10.
Queridas, felicidades sempre. Marcelene e Camila não apareceram, mas cantamos parabéns para elas, mesmo assim!!!! Rsrrsrs, elas não sabiam,foi surpresa!!!
Alguns momentos dessa festa.
















quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Desfile com os figurinos do final do ano



Foi no São Jose Liberto o desfile com o figurino do espetaculo do final do ano de 2009 da Escola de Danças Clara Pinto.
Ja estamos trabalhando na coreografia que sera apresentada nesse espetaculo.
Vejam algumas fotos


href="http://3.bp.blogspot.com/_SbrOwl6Aw_Q/SoMwCeFopfI/AAAAAAAABUQ/ip0O3fRrBz8/s1600-h/DSC01388.JPG">